Imagens Tiradentes Matérias Créditos Fernando Obra Reconstrução Início

Obra

Fernando Pitta foi um artista plástico com obra tão extensa e variada, que da pequena Tiradentes (MG) conseguia - e ainda consegue - alcançar qualquer lugar do mundo.
Pintor, desenhista, escultor, cenógrafo, Pitta foi um homem que teve papel de destaque ao resgatar Tiradentes como pólo cultural, através de seu trabalho e sua participação ativa na comunidade.

Sua obra é marcada pela capacidade de aproveitar os mais diversos materiais e cores com seu amplo conhecimento de culturas variadas e suas histórias.

Em constante processo de criação, Fernando transformou a casa, em que morou nos últimos anos de sua vida, uma extensão de sua obra. Cada canto do lugar, tem sua marca. Seus trabalhos estão nas paredes, nos quartos, no banheiro e até mesmo do lado de fora da casa, onde construiu uma varanda “a la Pitta”.

A trajetória do artista também é marcada por sua participação em vários eventos e iniciativas com o objetivo de desenvolver as artes e a cultura em Tiradentes, cidade em que morou a maior parte de sua vida.

Junto com artistas, que também tiveram importância no resgate cultural da cidade mineira, como Lótus Lobo, Roberto Vieira e Maria José Boaventura, Fernando Pitta participou da criação da Casa de Gravura do Largo do Ó (projeto incentivado por Yves Alves), que foi um espaço voltado para a produção artística coletiva, reunindo jovens artistas que se instalavam temporariamente em Tiradentes.

Pitta era um “ativo animador cultural”, como descreveu seu amigo e jornalista cultural do jornal Estado de Minas, Walter Sebastião. Além dos vários eventos culturais que o artista participou, Pitta teve também forte influência na formação de jovens artesãos e artistas de Tiradentes, através da realização de diversas oficinas com seus discípulos.

Nenhum comentário: